Vacinação

Protegendo o gado

Prevenir para proteger

A antecipação e prevenção de doenças que os bovinos podem enfrentar contribuem para o bem-estar animal e a sustentabilidade da pecuária.Cuidar dos animais implica minimizar os riscos e as perdas de animais, antecipando não só sofrimento evitável, mas também a contaminação e propagação de doenças. Hoje em dia, para proteger o gado, a melhor ferramenta é a vacinação.

Combate às doenças infecciosas

As doenças infecciosas são causadas por microrganismos patogênicos (bactérias, vírus, parasitas ou fungos) que se espalham pelo ambiente ou pela transmissão de um indivíduo para outro.

Estimular o sistema imunológico

A imunidade é o conjunto de reações do organismo que visa protegê-lo das agressões externas. São 2 diferentes tipos.
Imunidade inata

A imunidade inata é um mecanismo de defesa presente desde o nascimento. É transferido naturalmente da vaca para o bezerro através do cordão umbilical, placenta, líquido amniótico e após o parto pelo colostro.

Reconhece e protege o animal contra um número limitado de patógenos reconhecidos.

Imunidade adaptativa

Quando um patógeno é desconhecido, a imunidade adaptativa entra em ação.

Essa imunidade irá ao encontro de agressores desconhecidos, adaptará sua defesa a ela e a manterá na memória para proteger o organismo caso ele a encontre novamente.

Muitos fatores estão envolvidos no mecanismo da imunidade.Se desejarmos simplificar, podemos nos interessar por 2 substâncias que ajudam a entender o princípio da vacinação.

Um patógeno é caracterizado por substâncias que o envolve,os antígenos. Quando o agente patogênico invade um organismo, ele é reconhecido graças aos antígenos que carrega.

Ao reconhecer o antígeno (e, portanto, o patógeno envolvido), o corpo mobilizará os anticorpos (uma pequena parte das defesas, produzida pelos glóbulos brancos) - que têm a particularidade de serem específicos para cada antígeno - que atacarão e neutralizarão os patógenos.

Vacinação, como funciona?

A vacina contém uma versão enfraquecida ou inativada da doença e que irá desencadear uma resposta imune no animal.

Isso não causará a doença, mas é suficiente para induzir o sistema imunológico a reagir normalmente, ou seja, a produzir anticorpos específicos. Graças à memória do sistema imunológico o organismo será treinado para combater a doença e, portanto, para responder rapidamente em caso de exposição futura.

Às vezes isso é necessário, para manter essa memória arealizar doses de reforço a longo prazo,

Para quais animais e quais doenças?

Bezerro

Diarréia neonatal dos bezerros (graças à vacinação da vaca algumas semanas antes do parto)...

Gado

Antraz, mastite ...

Both

Doença do Rim pulposo, doença preta, edema maligno, tétano, perna preta, leptospirose, doenças reprodutivas: herpesvírus/IBR/BVD, Doenças respiratórias: BRSV/Pneumonia. Clostridiosis, Pasateurelosis, Raiva...

Conheça nossa(s) vacina(s)

Protect your cattle

BOVIGEN® REPRO TOTAL Se

Uma completa proteção contra doenças reprodutivas

Proteger a saúde animal para proteger os seres humanos

O bem-estar e a saúde dos animais são influenciados e influenciam todo o nosso ecossistema.

Proteger os animais e prevenir doenças os torna mais resistentes, nos torna mais seguros e garante a sustentabilidade do nosso planet.

A vacinação também ajuda a proteger nosso arsenal terapêutico veterinário e, em particular, nossos antibióticos, que devem permanecer eficazes quando um animal está doente.Contribui para o uso racional de medicamentos veterinários e bem-estar animal.

Impulsione a vacinação com minerais!

Os microminerais são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.Eles participam do desenvolvimento e da memória da imunidade.

Para que a vacinação tenha um efeito ótimo, o gado deve ter um status mineral suficiente. A combinação de vacinação e suplementação de minerais ajuda a acelerar e fortalecer a resposta imune.

Descubra mais tópicos no universo bovino adotando um calendário de saúde com Bovigen Repro Total.