Cuidados

Vermes em Cães e Gatos

Qual a importância da vermifugação em cães e gatos?

Um problema de saúde pública

A vermifugação de cães e gatos é uma questão de saúde pública. Os parasitas dos cães e gatos pode, de fato, ameaçar a saúde humana. Estudos mostram que pelo menos 5% das pessoas já tiveram algum contato com lombrigas (vermes redondos)*.

A vermifugação acaba com os parasitas que os cães e gatos podem abrigar em seu trato digestivo. A preocupação deve ser com todos os animais de estimação, seja da cidade ou do campo.

Como meu cão ou gato "pega" vermes?

Cada parasita se desenvolve de acordo com um ciclo particular. Em geral, um cão ou gato é infectado ao ingerir um animal já parasitados (roedores, pulgas, lesmas...), ou por engolir os ovos de parasitas no ambiente, originados das fezes de outros animais.

Quais são os vermes mais comuns em cães ou gatos?

Vermes redondos: Os mais comuns são as “lombrigas” (Ascarídeos). Filhotes de cães e gatinhos etsão geralmente infectados com esses parasitas desde o nascimento. Lombrigas vivem no trato digestivo, onde põem ovos que são eliminados nas fezes: estes ovos podem sobreviver por até 2 anos no ambiente antes de ser acidentalmente ingerido por outro cão ou gato (ou até mesmo uma criança)!

Vermes chatos: São vermes planos que podem chegar a até 60cm de comprimento! O verme chato mais comum em cães e gatos é o Dipylidium caninum. Este parasita é transmitido por pulgas.

Os vermes colocam a saúde do meu cão ou gato em perigo?

Lombrigas podem causar distúrbios graves em filhotes de cães e gatinhos: diarréia, vômitos, obstrução intestinal, crescimento deficitário... Os sintomas são menos evidentes em animais adultos, mas um grande parasitismo sempre provoca um declínio na condição geral.


Você sabia?

Pulgas transmitem parasitas internos para cães e gatos. A vermifugação e o uso de antipulgas deve, portanto, ser abordado de imediato.

A freqüência ideal do tratamento depende da idade do animal, do estilo de vida e da prevalência ambiental do parasita em determinada área. Um tratamento trimestral é recomendado geralmente em animais de estimação adultos, mas consulte o seu veterinário para receber a orientação mais adequada sobre a vermifugação do seu pet.

* Farmer A, Beltran T, Choi YS. Prevalência da infecção por espécies de Toxocara nos EUA: resultados da pesquisa nacional de saúde e nutrição, 2011-2014. PLoS negl Trop dis 2017; 31 11: e0005818.

 

Produtos relacionados

Endogard®

Leia mais

Grantelm®

Leia mais