O tratamento de primeira linha

Observância e Versatilidade

Shotapen® está indicado em 7 situações: infecções generalizadas, infecções pós-cirúrgicas, feridas infectadas tais como foot rot, abcessos, infecções pós-parto, infecções do tracto urinário, pneumonia e pleuropneumonia. Esta versatilidade se deve à combinação de 2 antibióticos com espectro complementar: benzilpenicilina e dihidroestreptomicina.

Shotapen® facilita o manejo a terapia: 1 injecção garante duração da atividade por 72 horas. Esta é a especificação do medicamento que o torna tão particular. No contexto de uma terapia antimicrobiana racional, o cumprimento dos protocolos é essencial. Traduz-se igualmente num grande conforto para os produtores, por reduzir o maneio dos animais.

1 injecção para uma duração de 72 horas

Efeito sinérgico entre os 2 princípios activos: penicilina + Dihidroestreptomicina
Diminui o risco de resistências devido à baixa difusão no tracto digestivo.
Versatilidade: 7 indicações abrangidas graças a um amplo espectro de ação.
Melhor observância com 72 horas de actividade em uma única injecção
Adaptado às necessidades dos produtores: intervalo de segurança de 5 dias para o leite
Dados científicos recentes e fidedignos

Antibioterapia curativa, individualizada e prudente

SHOTAPEN® limita ao máximo o aparecimento de resistências antimicrobianas, preservando a eficácia
Limita o aparecimento de resistências

Limitar a exposição da flora digestiva aos antibióticos é fundamental para limitar o aparecimento de resistências. A combinação de benzilpenicilina e dihidroestreptomicina, duas moléculas com difusão intestinal limitada e que constituem os ingredientes activos de SHOTAPEN®, é lógica (faz sentido).

Eficácia nas patologias comuns

Diversas publicações recentes ilustraram a eficácia, particularmente no que se refere às indicações de SHOTAPEN®. Patologias comuns tais como metrites agudas ou abcessos de parede devido a complexos grupos de bactérias Gram - e Gram + justificando o uso de antibióticos de amplo espectro. Foi testada a susceptibilidade bacteriana da associação penicilina G - DHS contra Streptococcus suis e Fusobacterium necrophorum na podridão do casco bovino e bactérias aeróbicas envolvidas na metrite bovina. Esses ensaios ilustraram a melhor atividade antibacteriana da associação em comparação com o uso da antibióticos isoladamente.

  • Geollot et al. 2016. Identification des bactéries rencontrées lors d’abcès de parois musculaires ou sous cutanés suite à une chirurgie chez les bovins : étude de 22 cas dans l’Ouest de la France. Journées Nationales des GTV, Nantes, Mai 2016.
  • Lacreusette et al. 2016. Sensibilité de Streptococcus suis à l’association benzylpénicilline– dihydrostreptomycine. Journées de l’AFMVP, décembre 2016.
  • Geollot et al. 2017. Etude des CMI d’une association originale de benzylpénicilline et de dihydrostreptomycine vis-à-vis de 46 souches de Fusobacterium necrophorum isolées sur des bovins atteints de panaris. Journées Nationales des GTV, Reims, Mai 2017.
  • Geollot et al. 2019. Etude de l’intérêt de l’association de la benzylpénicilline et de la dihydrostreptomycine sur les germes de métrite puerpérale aiguë isolés sur des vaches en Bretagne en 2018. Journées Nationales des GTV, Nantes, Mai 2019.
  • Geollot et al. 2019. Etude épidémiologique des bactéries impliquées dans les métrites puerpérales aiguës chez les bovins en Bretagne en 2018. Journées Nationales des GTV, Nantes, Mai 2019.

Saiba tudo sobre Shotapen®

SHOTAPEN®, uma prioridade industrial

Anais Herrero, gerente de produção de medicamentos injetáveis na fabrica 8.

Shotapen é produzido na França em uma das mais recentes e modernas fábricas da Virbac.nova, É uma suspensão injetável que exige alta capacidade de produção e conta com uma equipe comprometida ede habilidades muito específicas.

SHOTAPEN®, segurança e eficácia

Marion Arquische, responsável pelo seguro de qualidade dos medicamentos injetáveis da fábrica Virbac 8

“A produção dessa suspensão de antibiótico injetável está[eril exige alta capacidade de produção e comprometimento de uma equipe de dotada de habilidades muito específicas, organização rigorosa e controle ponto a pontoem todos os aumento do processo.”

 

SHOTAPEN®, defesa do arsenal terapêutico

Dr. Bernard Armange, veterinário - gerente de conformidade no departamento de pesquisa e desenvolvimento

“Nos últimos quarenta anos, a autorização de mercado do Shotapen® continuou a evoluir para estar alinhada com os regulamentos cada vez mais rigorosos sobre terapia antibiótica racional e saúde pública. O investimento das nossas equipas permitiu que este produto seja ainda em 2022 uma peça central do arsenal terapêutico dos veterinários.”

SHOTAPEN®, rumo a uma antibioticoterapia prudente

Dr. Sébastien Geollot, veterinário - chefe do grupo técnico Virbac France

“Preservar a antibióticos para anmaisd e humanos significa adotar uma abordagem responsável para seu uso. Hoje, muito mais do um conceito, é o dia a dia do médico veterinário.”

Necessitas informações?

Formulário de contato